EL NAGUAL

- INÍCIO - sobre nós - permacultura - voluntariado - Hospedagem - eventos - fale conosco -

Nossa Comunidade

“HomoEcoNagualensis”

 
 

Eraldo


Co-FUNDADOR / permacultura e atividades comunitárias

Eraldo nasceu na Alemanha, viu a notícia da explosão em Chernobyl enquanto esteve no Brasil, e desde aquele momento ele se convenceu de que algo precisava desesperadamente mudar, e desde então ele dedicou sua vida para formar sua visão para o futuro, EL NAGUAL.

SONHO: Construir uma comunidade em todo o mundo que através da permacultura e do desenvolvimento sustentável, mude o mundo.

 
 
 
 

Mariana Devoto

Co-FUNDADORa / arte e horta orgânica

Mariana é da Argentina, ela sempre soube que o mundo era um lugar louco mas lindo, seu coração positivo e mente criativa a deixaram ver que a solução só poderia ser alcançada de fora do sistema, com muito esforço e dedicação e com a arte como sua espada ela tem trabalhado há 30 anos para construir EL NAGUAL.

SONHO: Que as pessoas entenderem que o mundo é como um de seus mosaicos, ele só funciona e é bonito quando todas as peças individuais funcionam juntas, independentemente de sua forma ou tamanho.

 
 
 
 
 

Daniel Balcazar

Equipe criativa e de comunicação

Colombiano, chegou ao Brasil em 2012 depois de percorrer a América do Sul, e desde então, inspirado na natureza e para garantir que sua filha Camille tenha um futuro melhor, trabalha para viver de forma sustentável, contribuindo para muitos projetos ambientais sempre com sua criatividade e com seu foco no Amor, na Arte, a Ilustração, a Bio-construção, o Design, a marcenaria e outros.

SONHO: Encontrar ou criar um caminho alternativo para que as pessoas viverem e ganharem a vida de uma forma mais descontraída, simples, justa, profunda, livre e em equilíbrio e contato constante com a natureza.

 
 
 
 
 

Nini

Equipe comunidade

Nini nasceu no Brasil, em Santo Aleixo, e por 20 anos contribuiu para o EL NAGUAL com seu trabalho árduo e atitude sempre positiva. Ela acredita em apreciar a todos, independentemente do seu passado pessoal, e sempre sendo grata pelo que faz.

SONHO: Ver o seu país e a cultura brasileira resolver a atual crise social e ambiental que está passando. Ela quer que as pessoas aprendam a viver juntas em paz e cuidem de todos os lugares em que vivem.

IMG_20190524_141931307_HDR.jpg
 
 
 

Mas esta Familia é bem maior

A história do EL NAGUAL é longa, e é escrita por todas as pessoas maravilhosas que contribuíram, participaram e aprenderam conosco ao longo de muitos anos. Nós convidamos você a ver um pouco mais de todos os nossos amigos, os voluntários, visitantes e família que ao longo dos anos participaram do projeto.

 
 
DJI_0080.jpg
 

Por uma nova maneira de viver

 
60386777_2747712428578546_4494382515884130304_o.jpg
 
 

Missão

Nós vemos o estado atual do mundo como desequilibrado, tanto com a natureza quanto com nós mesmos, é fácil de enxergar quando observamos todas as óbvias crises econômicas, políticas, humanitárias e ambientais.

Acreditamos que é possível redescobrir um novo modo de vida, que ajude a manter os ecossistemas, a felicidade e o desenvolvimento humano de forma equilibrada. Nossa missão é nos tornarmos um polo central para o desenvolvimento e aplicação desses novos conceitos de estruturas comunitárias e econômicas, sempre buscando melhorar o estado do meio ambiente e da vida humana no processo. Acreditamos em um futuro mais humano, desenvolvendo-nos de maneira sustentável, sem interromper os ciclos do ecossistema de que dependemos para a nossa sobrevivência.

Este é um movimento global que já está acontecendo, muitos sentem a crescente necessidade disso, e nós somos parte disso, continuaremos apoiando seu crescimento e descobrindo novas soluções para isso. Nossa missão é simplesmente para garantir que a vida, tanto não-humana e humana, cheguem ao futuro da melhor maneira possível e sob as melhores condições possíveis, e acreditamos que a comunidade, a sustentabilidade e o cuidado com os outros e o ecossistema são a melhor maneira, se não a única, de fazê-lo.

 

NOSSA ESSÊNCIA

EL NAGUAL acredita que para descobrir verdadeiramente um novo modo de vida que seja sustentável e contribua para o florescimento das pessoas e da natureza, precisamos nos concentrar em 5 aspectos:

01.
–SUSTENTABILIDADE

A chave é a Permacultura, e trata-se de trabalhar com a natureza e não contra ela ou através dela, ajustando nossos padrões de comportamento e processos de produção a seus ciclos naturais e relacionamentos simbióticos. E através do estudo e aplicação da nossa compreensão atual do mundo natural e através do uso responsável de diferentes tecnologias, antigas e novas. É possível ser sustentável e ajudar as pessoas e ecossistemas crescer e florescer.

02.
–FILOSOFIA

Novos sistemas de valores, padrões de comportamento e direções para a vida devem ser desenvolvidos, incluindo orientações espirituais, culturais, pessoais e políticas. Mas acreditamos que isso deve estar sempre evoluindo, e sempre respeitar a liberdade das pessoas de escolher ou acreditar como elas acham adequado em um nível pessoal.

Encorajamos uma discussão filosófica sempre aberta e sempre em curso, onde todas as idéias podem ser apresentadas e confrontadas com a racionalidade e sua utilidade, não acreditamos em forçar as pessoas a passar por qualquer caminho, ninguém tem a verdade absoluta, mas todos temos partes dela. E, por ter um diálogo aberto e respeitoso e constante, todos cresceremos dentro de nossas verdades e entendimentos pessoais, sem a necessidade de sermos radicais.

03.
–arte

A arte é a voz da cultura, é a representação pictórica da atitude de uma era, é a escultura do nosso ser mais interno materializado. No EL NAGUAL vemos a arte como uma parte fundamental do desenvolvimento humano e de uma cultura saudável. Independentemente do meio ou estilo, a arte sempre esteve lá para moldar tudo o que somos que não pode ser visto, tudo o que podemos ser e ainda será, tudo de errado que está acontecendo e precisa de atenção. A arte não é apenas um pequeno projeto paralelo da cultura, a arte transforma o abrigo em um lar, uma pessoa em um indivíduo, a arte é um modo de pensar, de se conectar com os outros, a arte é uma linguagem para tudo o que escapa dos limites das palavras.

04.
–CONSERVAÇÃO

É óbvio que o meio ambiente está em crise, ser sustentável neste momento não é suficiente, dado o número de ecossistemas que enfrentam a destruição, um esforço maciço deve ser feito para preservar os ecossistemas próximos e distantes, seus animais, plantas, recursos e ciclos. Todos nós dependemos de um ciclo natural global que vai além das fronteiras imaginárias nacionais ou políticas, da areia rica em nutrientes transportada pelo vento do deserto do Saara que alimenta a floresta amazônica até os ciclos de água e CO2 que dependem de temperatura e processos bioquímicos estáveis. processos. Todos nós devemos nos esforçar para manter e preservar o maior número possível de ecossistemas naturais, para que as pessoas possam garantir nossa presença no futuro deste planeta, devemos garantir que ecossistemas e biomas essenciais sejam preservados e cuidados.

05.
–EDUCAÇÃO

A mudança tem que ser global, nada pode ser realmente realizado se nos preocupamos apenas com o nosso próprio canto do mundo e nada mais. Acreditamos que nosso conhecimento e nossas experiências precisam ser compartilhadas. As pessoas precisam saber sobre essa possibilidade e essa nova maneira de fazer as coisas. Queremos contribuir para o movimento de Permacultura e de Ecovilas, capacitando as pessoas, ensinando-lhes as habilidades necessárias para que elas construam suas próprias comunidades e projetos ecológicos e se tornem contribuintes no mundo.

Nós também nos esforçamos para nos educar, através de experiências, de tentativa e erro, através de pesquisa e principalmente mantendo uma mente e atitude aberta, permitindo-nos ser expostos a todas as novas ideias, conceitos e argumentos que possam surgir de novos voluntários, amigos ou qualquer outra fonte.

 
 
 
 

"Quando e bom, é bom para todos"

eraldo  |  Co-Fundador

 
 
10491252_1052143688145271_6475931595775461172_n.jpg
 
 

História

Era 28 de dezembro de 1989, quando Eraldo da Alemanha, e Mariana da Argentina, chegaram em Santo Aleixo, no Rio de Janeiro, Brasil e tiveram a oportunidade de comprar um pedaço de terra e chamaram EL NAGUAL. Eles decidiram não ser so os proprietários, mas sim os protetores desta terra, para ajudá-lo a crescer e crescer com ela, e tudo começou vivendo sete meses em uma tenda com dois cães.

eraldo mariana el nagual é uma história de amor

Havia apenas uma casa rural na terra, muito bem construída, mas decidimos deixá-la para os primeiros dois moradores que ficaram aqui por 3 anos trabalhando conosco como parceiros. Foram anos incríveis cheios de aprendizado.

Em janeiro de 1991, a propriedade era apenas grama seca, todas as florestas haviam sido cortadas para alimentar motores a vapor no século anterior. Mas Eraldo e Mariana queriam mudar isso, com a agrofloresta e um enorme compromisso de dedicar suas vidas à conservação e ao reflorestamento dessa terra, estabeleceram-na como uma RPPN, uma reserva natural privada de acordo com as leis brasileiras, de modo que mais de 90% do terreno e da vida nele seria para sempre preservada, cuidada. e não explorada. Hoje em dia EL NAGUAL é considerado um posto avançado da Mata Atlântica, os dias de capim seco ficaram no passado, após 30 anos de esforços de conservação e reflorestamento e é agora uma Floresta profunda cheia de diversas espécies de animais e plantas.

No EL NAGUAL sempre nos esforçamos para fazer as coisas sozinhos, à mão, usando nossa criatividade, nossas mentes e os recursos fornecidos pelo ambiente ao nosso redor, certificando-nos de ter o menor impacto negativo sobre o ecossistema. Como exemplo, com a ajuda de Roberto e Susana (pai e madrasta da Mariana) construímos um dispositivo de teodolito de bambu, para medir toda a propriedade. Com apenas bambu, nenhuma calculadora e a luz de um gerador hidrelétrico, obtivemos resultados com apenas uma margem de erro de 0,2%.

gerador de água sustentável turbina eco vila energia hidrelétrica

Ao longo de muitos anos vivíamos sem acesso à rede elétrica, velas e lanternas eram comuns, mas na maioria das vezes recebíamos nossa eletricidade de um gerador confiável que construímos, um que usa a água e a anergia do rio para girar uma roda d'água.

permacultura cabras eco sustentável comunidade ecovila

Os animais são nossos amigos há muitos anos, e quando você cuida deles eles cuidam de você, não há necessidade de abusar ou matar, é uma das muitas relações simbióticas que os humanos desfrutam com a natureza.

jardinagem alimentos orgânicos agrofloresta sustentável limpo

Mas a maior simbiose que desfrutamos é com plantas, elas nos alimentam, nos mantêm saudáveis, nos curam e preenchem nosso entorno com beleza.

Essa relação é forjada por cuidar da terra, do solo e da floresta, pelo uso inteligente e reutilização de nossos resíduos e recursos locais, e principalmente graças às muitas culturas que plantamos. Respeitando os ciclos da natureza e trabalhando com as estações do ano e muitas plantas tradicionais, não tradicionais comestíveis e não comestíveis que juntas ajudam a moldar e sustentar um ecossistema equilibrado e as muitas espécies das quais depende e que dependem disso, nós humanos incluídos.

Nossa história continua a crescer ao longo dos últimos 30 anos, desde a construção do nosso albergue ecológico, até a restauração da mata atlântica na pastagem, esta história conta com a participação e colaboração de centenas de voluntários e visitantes. Ainda vemos espaço para mudança, para melhoria e para crescimento.

 
 
 

Pronto para ajudar?

Voluntário

Doar

 
60357287_2747712615245194_8714513833567191040_o.jpg