EL NAGUAL
 

Somos uma Reserva Natural, conservação sem exploração

 
59565988_2727406843942438_5808474360490491904_o.jpg
 
 

Permacultura no EL NAGUAL

A REDE a QUE PERTENCEMOS

O termo Permacultura inicialmente era usado apenas para algumas Práticas Agrícolas quando foi originalmente cunhado por Bill Mollison e David Holmgren, agora o termo cresceu para englobar uma série de conceitos e práticas sobre Ecologia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Humano Pessoal e Comunitário. Este desenvolvimento transformou a Permacultura no que consideramos uma filosofia de vida.

No EL NAGUAL, vemos como a Permacultura aborda os principais aspectos do que está faltando hoje em dia na sociedade, uma falta de compreensão de como tudo é interconectado e co-dependente. Existe uma rede de energia, produtos químicos e ciclos que dependem uns dos outros e inclui tudo, até nós como indivíduos e como comunidade. Não devemos apenas reconhecer essa rede, mas também ter uma parte ativa e responsável nela, aproveitá-la e trabalhar para sua conservação e crescimento.

a flor da permacultura

É por isso que a Permacultura faz tal diferença, é uma filosofia prática e uma série de conceitos e técnicas, algumas pequenas e aplicáveis facilmente por qualquer pessoa no dia a dia, e algumas com um impacto tão grande que acreditamos que podem curar as sociedades humanas e os ecossistemas do mundo como um todo. Esse enorme potencial da Permacultura exige todo um novo conjunto de conhecimentos, hábitos e práticas de produção, e muitos só podem ser realizados se trabalharmos juntos. As pessoas nunca fizeram nada sozinhas, sempre houve uma tribo, um grupo, uma família, uma sociedade. Assim como precisamos do ecossistema para sobreviver, precisamos uns dos outros, cada um fazendo a nossa parte pessoalmente e trabalhando juntos como uma comunidade.

O EL NAGUAL faz exatamente isso, desenvolvemos, aprendemos, aplicamos, ensinamos e compartilhamos essas práticas, em todos os níveis, desde pequenas mudanças nos hábitos cotidianos que levam a um estilo de vida melhor e mais saudável, com menos impacto negativo no meio ambiente, a novas produções agrícolas, até técnicas usando agricultura biológica e agroflorestal, técnicas de construção sustentável usando bioconstrução e talvez mais importante através de esforços para criar e sustentar uma comunidade inspirada e responsável, que procura ter e compartilhar uma cultura e um conjunto de valores pessoais e comunais sempre em evolução que ajudam as pessoas e a natureza coexistem e vivem a vida ao máximo.

Existem muitas explicações e definições on-line sobre o que é Permacultura, e se você deseja aprender de nós, convidamos você a vir e se voluntariar conosco para experimentá-lo diretamente. Mas aqui queremos compartilhar com você o que é a Permacultura e no EL NAGUAL.

 

cuidar da água, da terra, do ar e da natureza

Os elementos-chave para manter um ambiente e uma vida saudável, uma produção agrícola orgânica e eficaz são a terra, o ar e a água. Em nossa vila ecológica, começamos identificando os recursos naturais disponíveis e, infelizmente, também tivemos que identificar os danos que haviam sido causados a esse território também. O corte das árvores para o carbono, a falta de biodiversidade das plantas devido ao uso constante desta terra para a produção de gramíneas para o gado deixou o solo desprotegido da chuva e da seca, e este ciclo eliminou a maior parte dos nutrientes e reduziu ou contaminou as fontes de água. Inicialmente a terra era incapaz de sustentar até mesmo uma horta orgânica. Embora muitos vejam isso como apenas um problema, nos também vimos a possibilidade de iniciar um longo processo de aprendizado através da cura dessa terra.

53377741_2640722395944217_8022793721160400896_o.jpg

CURANDO O SOLO

Ao reciclar resíduos orgânicos locais, criar composto natural e fertilizantes orgânicos líquidos, coletar biomassa verde no solo e aumentar a biodiversidade de plantas através do uso de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e vegetação nativa é que conseguimos controlar naturalmente as pragas, trazer fertilidade para o solo e aumentar a biodiversidade microbiana, fúngica e botânica necessária para manter o solo vivo, solo capaz de sustentar um ecossistema saudável. E evitando produtos químicos nocivos e venenos este equilíbrio manteve-se estável e não afetou os ecossistemas próximos com poluentes.

Ecovila Rio claro água pura

CURANDO A ÁGUA

Encontrar formas sustentáveis de usar e cuidar dos recursos hídricos disponíveis. Primeiramente, obtemos nossa água de uma fonte subterrânea, desta forma não a contaminamos ou a interrompemos. Segundo, garantimos que toda a água que usamos em nossas atividades domésticas, nossas práticas agrícolas e nossa piscina natural não sejam expostas a produtos químicos, usamos apenas sabonetes orgânicos e biodegradáveis sem cloro. E quando se trata de nossa água de esgoto, usamos um Biodigestor não apenas para proteger o ecossistema do impacto desse resíduo, mas para produzir gás metano útil, fertilizantes naturais e algas no processo de filtrar e limpar a água antes que ela flua de volta o ecossistema.

Com o passar dos anos, a natureza decidiu decorar nosso Biodigestor e torná-lo tão bonito quanto o entorno. Ali está, escondido sob a vegetação e totalmente funcional!

Com o passar dos anos, a natureza decidiu decorar nosso Biodigestor e torná-lo tão bonito quanto o entorno. Ali está, escondido sob a vegetação e totalmente funcional!

CURANDO O AR

Embora, de alguma forma, a natureza tenha conseguido manter os níveis de oxigênio estáveis durante esses séculos industrializados, e ainda não sabemos como, é inegável que afetamos drasticamente o delicado equilíbrio de muitos gases presentes em nossa atmosfera, e que sabemos por um tempo como o nível elevado de CO2 é o principal problema.

Como um importante gás de efeito estufa, ele tem a função de capturar parte da energia do sol dentro da atmosfera, evitando que ela escape de volta ao espaço, o que deixaria esse planeta congelado e morto, é um belo cobertor que mantém todos nós quentes. Mas o aumento drástico de CO2 na atmosfera como subproduto das atuais sociedades humanas sedentas de energia ao longo dos últimos dois séculos está rapidamente jogando fora esse sistema delicado de termorregulação do nosso planeta. Muitos desses cobertores protetores cobrimdo o planeta deixam pouco calor sair, a maioria fica presa aqui, acumulando demais e superaquecendo. os ciclos da água serão interrompidos e com isso todos os outros ciclos naturais se tornarão instáveis, desde o clima e as estações do ano, para migrações de aves e temperaturas médias globais.

Para resolver isso (não impedir, já que isso já está acontecendo), precisamos fazer duas coisas principais:

1) Reduza a quantidade de CO2 liberada na atmosfera. No EL NAGUAL contribuímos para isso fazendo a produção local. Mantendo nossas atividades e usando recursos locais, reduzimos drasticamente a necessidade de transporte motorizado, o que nos permite passar semanas inteiras realizando nossas atividades de produção e consumo sem a necessidade de ligar qualquer motor a combustão. Também contribuímos com a produção e uso de nosso biogás natural e, embora tenhamos um gerador de roda d'água que produziu toda a nossa energia por 20 anos, agora precisamos estar conectados à rede elétrica para satisfazer a alta demanda gerada por mais pessoas e seus dispositivos eletrônicos. Estamos trabalhando ativamente nisso para que, em algum momento no futuro e por meio de tecnologias sustentáveis e renováveis, consigamos satisfazer todas as nossas necessidades energéticas sem afetar o meio ambiente. E, finalmente, no EL NAGUAL encorajamos uma dieta vegetariana, embora reconheçamos e respeitemos as pessoas que não querem parar de comer carne completamente, é inegável que mesmo o consumo reduzido de carne, uma ou duas vezes por semana, tem um enorme impacto positivo na saúde do nosso ecossistema e a saúde humana também. Os números não mentem, optar por não comer carne, ou pelo menos reduzir o consumo, é talvez a maior coisa que podemos fazer pelo nosso planeta neste momento.

2) Capturar o CO2 de volta. Muitos avanços tecnológicos e novas máquinas estão sendo desenvolvidos para capturar CO2 da atmosfera, isso é necessário e nós apoiamos, mas no momento não há como aplicar essas tecnologias no EL NAGUAL, o bom é que a natureza vem aperfeiçoando uma maneira de capturá-lo de volta ao solo e na biomassa do planeta na forma de carbono por milhões de anos, é eficiente, amplamente disponível e ajuda a resolver muitos outros problemas ambientais e sociais ao mesmo tempo, é muito simples, plantando mais árvores! No EL NAGUAL praticamos o reflorestamento e, transformando-o em agrofloresta, tem ainda mais benefícios diretos para as pessoas. Cada floresta tem o potencial de capturar grandes quantidades de CO2 durante sua vida útil, também ajuda a regular os ciclos de temperatura e água, e com um pouco de ajuda do sol, do solo e até dos humanos responsáveis, pode transformar todo aquele excesso prejudicial CO2 na atmosfera em recursos muito necessários, como alimentos, oxigênio, água, fertilizantes naturais para outras plantas, madeira, papel, aumento da biodiversidade animal e bem-estar e muito mais, além disso, são verdadeiramente lindos.

 

“Saudável para todos.”

 | A PERMACULTURA É PARA TODAS AS CRIATURAS  |

54433919_2640680665948390_8301144448465633280_o.jpg
 
 

saúde e bem-estar

Somos parte da natureza, e assim como o resto da natureza, precisamos cuidar de todos os aspectos de nós mesmos, como o animal que somos, evoluímos ao lado da natureza e expostos a ela, e por isso acreditamos que neste contexto o nosso corpo responde melhor e fica mais saudável, mas, ao contrário da maioria dos outros animais, os seres humanos também têm as necessidades sociais e fisiológicas mais complexas, que também devem ser abordadas e cuidadas.

SAÚDE DO CORPO

Começando com a comida, somos reações bioquímicas extremamente complexas, e embora a resiliência de nossos corpos seja impressionante e possa sofrer muitos abusos por muitos anos, também é impressionante o quão delicado é o equilíbrio de nossa própria química interna. Para funcionar a orquestra sincronizada de trilhões de reações químicas e físicas, precisamos de combustível e energia, os quais deliciosamente adquirimos através da comida. Mas nem todo alimento (combustível) é o mesmo, assim como colocar o tipo errado de combustível pode arruinar um carro, consumir certos produtos químicos ou ter uma dieta desequilibrada também pode perturbar completamente a nossa saúde e, como somos parte da natureza e trabalhamos como ela, a saúde de nossos corpos é um reflexo da saúde do ecossistema. Se algo é ruim para você, provavelmente também não é bom para o meio ambiente, a boa notícia é que isso acontece nos dois sentidos, e assim podemos curar nosso corpo, curar o ecossistema também.

Permacultura orgânica natural alimentos saudáveis

Hoje em dia as pessoas só pensam no prazer do paladar, mas estão meio desconectadas do prazer de se alimentar saudável, dentro de nós há uma compreensão intuitiva, um instinto que desfruta quando comemos bem, alimento natural equilibrado e variado, sem venenos ou substâncias estranhas que nossos corpos nunca trataram em todo o seu processo evolutivo e, portanto, não se adaptou para processar ou interagir com eles.

No EL NAGUAL acreditamos que é possível ter o melhor dos dois mundos, o prazer da saúde e o prazer da comida deliciosa e saborosa, com a permacultura desbloqueamos a criatividade e produzimos os ingredientes para naturalmente e organicamente satisfazer o corpo completamente sem afetar negativamente o meio ambiente, mais ainda, pelo uso de sistemas agroflorestais, podemos até melhorar e enriquecer o ecossistema ao fazê-lo. Como a Permacultura estimula a biodiversidade e a abundância, ela expande drasticamente nossa lista de ingredientes disponíveis e, portanto, também expande o cardápio de possíveis experiências culinárias e nutricionais que podemos ter. Tudo é apenas uma questão de experimentar coisas novas, novos sabores e combinações, ser criativo e ter uma mente aberta, ousar descobrir uma maneira totalmente nova de cuidar e se divertir e a natureza ao nosso redor.

SAÚDE MENTAL

Mas, como seres humanos, todos nós precisamos cuidar bem de nossas mentes também, e isso depende de aspectos internos de nós mesmos, mas também de fatores sociais e ambientais. Mais uma vez encontramos aqui evidências de nossa interconectividade e dependência com a natureza, fazemos parte dela, cada aspecto de nós evoluiu dentro de um ambiente natural, incluindo nossa psicologia e a base de nossos instintos sociais, portanto é uma suposição justa de que está dentro dela. natureza que esta parte de nós encontra as condições ideais para crescer e curar.

meditando natureza ecovila

Na natureza você encontra um tipo de paz que é difícil de encontrar nas cidades, a pequena comunidade abre a possibilidade de realmente conhecer e ser conhecida por aqueles ao seu redor, e é através da interação calma, colaborativa e íntima com os outros que crescemos, conseguimos curar e conhecermo-nos verdadeiramente. É isso que desesperadamente falta nas sociedades e cidades modernas, com seu estilo de vida e interações rápidas, conversa curtas e o fato de que há sempre mais rostos desconhecidos ao nosso redor que amigos conhecidos, acabamos não estando disponíveis para os outros, fechando-se, e quando isso acontece a todos, poucas interações e vínculos íntimos e significativos com os outros são formados, e isso é fundamental para a saúde mental e social do ser humano.

As pessoas também precisam de um tempo de paz para si mesmas, para ficarem sozinhas, para aproveitarem e descobrirem quem são, sem a pressão ou influência de qualquer forma de instituição, cultura, propaganda, entretenimento ou grupo humano que nos empurre constantemente para ser uma coisa ou outra. É apenas passando extensos períodos de tempo sozinhos na natureza que podemos experimentar a liberdade, o espaço e a paz necessários para nos concentrarmos e nos conhecermos sem influências externas ou distrações, rever nossa história e processar as experiências e lições que a vida nos deu, a fim de curar e crescer. Infelizmente, o estado atual das coisas tem bloqueado temporariamente alguns de nós de nossa capacidade natural de aproveitar ao máximo esse tipo de espaços, muitos estão tão acostumados com o estilo de vida superestimulante, super confortável e controlado das cidades que eles inicialmente o encontram difícil sentir-se à vontade em ambientes naturais, mas pela experiência sabemos e temos testemunho de que, dado apenas tempo suficiente, qualquer um pode aprender mais uma vez a se beneficiar de passar algum tempo íntimo sozinho e com os outros na natureza. Mais uma vez, isso mostra apenas a urgência de uma mudança de paradigma e a criação de novas formas e caminhos para complementar o estado atual das coisas e a cultura humana. Precisamos da natureza, a fim de descobrir e compreender nossa própria natureza interior pessoal.

 
 
 

Pronto para ajudar?

Voluntariado

Doar

 
DJI_0080.jpg